O que é a Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE?

Sites

25.05.2018


Se você é usuário do Facebook, Google, Spotify, Apple, Twitter, Airbnb, GoDaddy, DropBox e outras redes populares, provavelmente recebeu um e-mail nos últimos dias com informações a respeito das mudanças nas Políticas de Privacidade. 
Existe uma razão para isso e você certamente será um beneficiário.
A partir do dia 25/05/2018 entrará em vigor a (UE) 2016/679 que trata do Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Européia (conhecido como "GDPR"). 


Mas afinal, do que se trata o Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE?


Essa regulamentação possui requisitos de transparência mais restritos e exigirá novas práticas de divulgação, novas formas de consentimento e novos poderes para limitar a forma como dados pessoais são armazenados e utilizados
A nova legislação europeia marca uma mudança rara em direção a um maior controle e transparência ao usuário, na medida em que as empresas se esforçam para se adequar a ela. Aquelas que não cumprirem as exigências da nova legislação poderão ser multadas em até 4% do lucro global.
Nessa legislação é exigido que as empresas de tecnologia utilizem linguagens mais simples para explicar como que os dados serão utilizados e, à medida que a empresa crie novas formas de coletar dados, terão que notificar os usuários.
Qualquer site que que têm área de cadastro, coleta e armazena informações pessoais dos seus usuários dentro dos países da União Européia serão afetados. 


Por fim, devemos nos preocupar?


Se você está fora da Europa, não deve se preocupar.
Embora diversas empresas estão se adaptando a regulamentação, não é obrigatório para quem não atua dentro da União Européia.