Como registrar um domínio na internet

Como registrar um domínio na internet

22.11.2017

Como registrar um domínio na internet

Um dos primeiros passos para ter presença digital é registrar o domínio do seu futuro site!

O domínio é o nome da sua empresa (exemplo www.nomedaempresa.com.br) e será o endereço que irá identifica-la na internet.

Parece ser uma tarefa complicada, mas acredite, é mais simples do que se parece.

O domínio é registrado no Registro.BR, que é um departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br e responsável pelas atividades e manutenção de nomes de domínios que utilizam o final .br no Brasil.

Então, nós vamos te ajudar com o passo a passo de como funciona o registro de um domínio. O processo é dividido em três etapas:

Pesquisa de disponibilidade do domínio

A primeira coisa a se fazer é acessar o site do Registro.BR e pesquisar a disponibilidade do domínio que deseja para o seu site.

A barra de pesquisa já está disponível na página inicial, basta preencher o campo com o nome do domínio que deseja pesquisar.

É possível que o domínio pretendido já tenha sido comprado por outra pessoa, por isso, para facilitar sugerimos que você possua uma lista com várias ideias diferentes de nomes.

O interessante da ferramenta de pesquisa é que se o domínio já estiver sendo utilizado, outras opções similares serão sugeridas.

Criação da conta

Após escolher o domínio para o seu site, é só preencher o formulário de cadastro.

Pronto! Sua conta estará ativa e apta para dar andamento ao processo de registro do domínio.

Dica que vale ouro: Utilize um e-mail válido e de fácil acesso, guarde bem as informações, especialmente a senha. Recuperar a senha de acesso é tranquilo quando o acesso ao e-mail é fácil; mas, caso o e-mail do cadastro não seja mais utilizado e a senha de acesso for esquecida, algumas etapas burocráticas serão necessárias para solicitar uma nova senha.

Registro e pagamento do domínio

Nesta etapa, o procedimento será semelhante, porém com diferença de que você deverá informar seu nº de CPF ou CNPJ, além do endereço e telefone de contato.

Ter seu próprio domínio tem baixo custo, o valor a ser investido é a partir de R$ 40,00 ao ano e é possível acrescentar anos adicionais na contratação, podendo chegar até 10 anos.

Se você já possui um site e deseja publica-lo com o domínio a ser registrado, também será necessário informar o DNS do servidor de hospedagem que o site se encontra, a fim de direcionar o tráfego de acesso para o endereço que será registrado.

Renovar o registro

Como falamos acima, o registro do domínio é no mínimo anual, então significa que pelo menos uma vez no ano será necessário renovar e esta renovação não é automática.

Antes de expirar o prazo para renovar a contratação do domínio, o Registro.BR encaminha alertas via e-mail informando que o domínio está prestes a expirar o prazo.

Caso o prazo de renovação expire, o domínio é congelado e você terá um prazo de 30 dias para renova-lo; e, se o prazo expirar, o domínio é liberado para registro por outra pessoa.

Domínios suplementares

Um dos medos no mundo digital é de que a marca seja copiada.

Em 2012 foram detectados pouco mais de 80 domínios maliciosos, usando o domínio de 6 grandes bancos brasileiros com alteração de apenas uma letra, conforme matéria no Olhar Digital, técnica conhecida como typosquatting.

Para proteger sua marca deste tipo de prática, é possível utilizar os registros de domínios com os principais erros de digitação, outras extensões de domínios (.com, .net, .org, entre outros), slogans ou apelidos e outros formas que a marca é conhecida e comprar estes domínios no Registro.BR, assim, irá garantir que sua marca não seja alvo de domínios maliciosos.

 

A Squarebits Software é especialista no desenvolvimento de soluções embarcadas, desenvolvimento de aplicativo mobile e sites gerenciaveis. Diante da experiência adquirida ao longo desses anos de mercado, acompanhamos e orientamos nossos clientes em todas as etapas do desenvolvimento, especialmente no registro de um domínio!