As desvantagens de ter um site profissional em Wordpress

As desvantagens de ter um site profissional em Wordpress

13.11.2017

As desvantagens de ter um site profissional em Wordpress

O Wordpress é um dos CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo usado para criar, editar, gerenciar e publicar conteúdo de forma consistentemente organizada) mais populares no mundo e têm uma grande comunidade de usuários. 
A sua popularidade está atrelada a instalação gratuita da ferramenta e funcionalidades (plugins) que permitem personalizar o layout de blogs e pequenos sites. 
Embora o Wordpress esteja em alta, não é uma ferramenta tão fácil de configuração para iniciantes e oferece uma série de serviços premium que uma hora ou outra, serão utilizados e são cobrados.
Para sites institucionais e mais complexos, o Wordpress pode não ser tão interessante devido a algumas desvantagens que vamos falar na sequência.

Segurança

O Wordpress possui o código aberto, então ele fica mais suscetível a invasões. É importante ter ciência que sites mantidos nessa plataforma poderão estar na mira de hackers e spammers desde o início. 

Plugins

Para deixar o layout do site mais profissional, a ferramenta dispõe plugins (novas páginas) que são desenvolvidos pela equipe do Wordpress ou por pessoas que dispõe seu trabalho na plataforma. Essa quantidade de plugins aumenta a fragilidade do site.
Ademais, os melhores plugins são pagos em algum momento.

Atualizações

Sites desatualizados colaboram a ação de invasores, a atualização da ferramenta é feita de forma manual.

Usabilidade

A atualização de conteúdo do blog ou site poderá demandar 4 ou 5 etapas para se concluir, o que torna a ferramenta morosa e complexa, ao invés de prática e simples.

É possível se prevenir das desvantagens mencionadas optando por contratar uma empresa que desenvolva com códigos seguros, como nós da Squarebits Software.

Desenvolvendo um site com critérios de segurança, é possível evitar dores de cabeça e correr menos risco em ter o site invadido por hackers.
Além do mais, é possível personalizar o site da forma que melhor atender o negócio, como por exemplo, painel administrativo para administrar páginas dinâmicas (possibilidade de gerenciar/atualizar o conteúdo de determinadas páginas) ou evolução do site com área para logins de clientes e com a vantagem de integração com o sistema de retaguarda utilizado na empresa.
Dúvidas sobre quanto custa seu projeto de site? Entre em contato conosco clicando aqui.