6 fortes tendências para mobile em 2017

6 fortes tendências para mobile em 2017

06.04.2017

6 fortes tendências para mobile em 2017

O mercado de aplicativos mobile é um setor promissor na tecnologia, o crescimento deste mercado é aquecido principalmente pelo aumento dos smartphones nas mãos dos brasileiros. No Brasil, existem 244 milhões de dispositivos mobile (notebook, smartphone e tablet) em uso. Cerca de 58% da população brasileira utilizam a Internet, de acordo com o CGI.br.

Nas tendências dos aplicativos estão, acima de tudo, a conveniência para os consumidores e oportunidades para as empresas.

Fortalecimento dos app de compras

As vendas por mobile já é uma preocupação antiga, desde a chegada da tecnologia responsive para sites (visa adaptar o site para diferentes tamanhos de telas de smartphones), as empresas estão aprimorando as interfaces de seus sistemas para atingir mais consumidores.

Cerca de 19% das compras realizadas pela internet são feitas com auxílio de um dispositivo mobile, e não é difícil entender porquê. A popularização dos aplicativos simplificou a forma de adquirir um bem pela internet, para o consumidor se tornou ágil, fácil, prático e seguro.

Segurança das informações

Atualmente é possível observar a mudança no comportamento do usuário na questão de fornecer seus dados em um aplicativo de compra, por exemplo.

Muitos usuários demonstravam insegurança para fornecer seus dados pessoais e financeiros em um aplicativo.

Com a crescente evolução da tecnologia, foi possível desenvolver sistemas eficazes de segurança para smartphones, garantindo uma segurança maior que há algum tempo atrás.

Como resultado, cada vez mais usuários migram para as plataformas de aplicativos mobile, que por sua vez, exploram suas funcionalidades com alto apelo de usabilidade.

Empreendorismo Social

Pequenos e médios novos negócios estão entrando no mundo móvel, lançando aplicativos de serviços que possibilitam a melhoria na condição de vida das pessoas envolvidas, com o objetivo de resolver também problemas sociais.

Um exemplo são as plataformas que informam os horários dos ônibus ou as que servem para relatar problemas de uma cidade.

Pequenos negócios nos aplicativos corporativos

Para os pequenos negócios, até pouco tempo atrás, desenvolver um aplicativo mobile com empresas especializadas não era uma expectativa realista. Isso devido aos preços altos e pouco conhecimento de monetização afastavam o microempreendedor de seu próprio app.

Atualmente, empreendedores digitais podem obter seus aplicativos com um investimento mais acessível do que há alguns anos atrás e, organizar seus processos internos com o auxílio dessa tecnologia.

Chatbots

Parece uma solução inovadora, mas essa funcionalidade já existe entre nós e indicam ser a nova onda para as empresas. Inclusive você já deve ter sido atendido por um Chatboat e imaginou se tratar de uma mensagem automática.

Chatbot (ou Bots) trata-se de um softwer de computador (robô) que simula um ser humano na conversação com as pessoas. A finalidade é responder as perguntas de tal forma que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um robô de computador.

O futuro dos Bots promete muito mais, grandes empresas como a General Eletric, Pizza Hut e Sephora já interagem com seus clientes através de Bots do Facebook Messenger. Nos próximos anos, a ideia é desenvolver tecnologias mais complexas utilizando os Bots, sendo possível realizar pedidos de compra, solicitação de crédito e até mesmo efetuar compras via Messenger, mantendo segurança de dados e simulando todos os processos como se fosse uma conversa real entre humanos.

 

Os aplicativos para dispositivo mobile já não estão encarregados somente para trazer ideias inovadoras ao mercado, as empresas estão explorando essa tecnologia para suprir necessidades de forma simples e objetiva, seja para organizar/agilizar processos internos, e também disponibilizando informações já existentes hoje em seus sistemas. Estas informações são liberadas diretamente aos seus clientes através de um aplicativo, resultando em uma maior aproximação com seus clientes.

As oportunidades comerciais que essa tendência oferece são incríveis. A Squarebits Software está aqui para desenvolver a solução que o seu negócio está precisando, sendo aplicativo mobile (disposito iOS e/ou Android) ou sites inteligentes e gerenciáveis.