6 dicas para escolher a hospedagem ideal do seu site

6 dicas para escolher a hospedagem ideal do seu site

16.11.2017

6 dicas para escolher a hospedagem ideal do seu site

Um dos serviços necessários para garantir que um site fique online, 24 horas por dia, é que ele esteja hospedado em um servidor.

Para entender melhor como funciona a hospedagem de um site, podemos dizer que se trata de um espaço em um servidor (podendo ser compartilhado ou dedicado) que possui a função de armazenar todos os arquivos que integram um site, a fim de deixa-lo acessível na internet.

O servidor é um computador parecido com o que utilizamos em casa, mas que possui recursos mais potentes para armazenar diversos arquivos e os deixar disponíveis para que outros computadores possam acessá-los. 

Existem muitas empresas especializadas no serviço de hospedagens de sites que oferecem diferenciais, como espaço ilimitado, contas de e-mail, descontos anuais, hospedagem de vários domínios, primeiro mês grátis para testes, migração gratuita, entre outros.

Para ajudar a compreender os pontos fortes e os pontos fracos que um serviço de hospedagem pode oferecer, listamos abaixo seis dicas que podem ser essenciais na hora de avaliar a contratação de hospedagem para o seu site.

Espaço em disco disponível

Também conhecido como armazenamento, é o limite de espaço que o conteúdo do site possui para utilizar dentro do serviço e são medidos em Megabytes (MB) ou Gigabytes (GB). Alguns serviços de hospedagens oferecem limites específicos, no tempo em que outras ofertam hospedagem “ilimitada”. Neste ponto, o que é importante avaliar se:

  • O espaço será suficiente para armazenar os arquivos do site?

  • O espaço inclui e-mail? Pois este tende a usar bastante espaço.

Usamos aspas para se referir a hospedagem ilimitada porque não existem hospedagem ilimitada, ao menos não no sentido infinita.

Memória RAM e Processador

Antes de uma informação ser gravada em disco, ela fica temporariamente disponível na memória RAM.

A memória RAM possibilita que as informações que estão sendo tratadas em determinado processamento fiquem disponíveis temporariamente até que sejam realizadas as gravações destas informações em disco.

Em questões de hospedagem, a memória RAM oferecida pela empresa impactará na avaliação, pois a falta deste recurso ou o recurso sendo limitado, fará com que o seu site não possua um bom desempenho.

Já o processador é a capacidade que o servidor possui de executar uma atividade com determinada velocidade.

Estas informações são muito importantes e não são normalmente disponibilizadas nos sites dos provedores. Por isso, questione a empresa antes de contratar o serviço!

Tráfego mensal

O tráfego ou transferência tem relação com a quantidade de dados que serão transferidos quando um usuário acessa e navega o site. Para explicar melhor, isso indica que poderá ter limite de acessos ao site ou que o tráfego é ilimitado.

Contas de e-mail

O e-mail é umas das principais ferramentas de comunicação dentro de uma empresa, ter um e-mail com o domínio da sua empresa (por exemplo meunome@nomedodomínio.com.br), garante contato com mais credibilidade para os seus clientes, além de ser muito profissional.

Portanto, certifique se a criação de contas de e-mail está incluída na hospedagem a ser contratada ou se é um item opcional.

Linguagem de programação

Existem uma grande variedade de linguagens que podem ser utilizadas na web, como por exemplo o PHP.

Desta forma, é importante certificar se o servidor da hospedagem a ser contratada é compatível com a linguagem utilizada em seu site.

Mas porque isso é importante?

Existem provedores que não disponibilizam hospedagens em determinadas linguagens.

Suporte ao cliente

É, uma hora ou outra o suporte poderá ser necessário e quando a empresa/provedor oferece um bom suporte poderá fazer toda diferença na resolução de problemas, como por exemplo, caso o site fique fora do ar!

Por isso, pesquise sobre a reputação da empresa nas redes sociais e no Reclame Aqui.

 

Os cuidados com a hospedagem do seu site são essenciais para garantir a contratação de um serviço adequado para sua necessidade e atendimento de qualidade.